segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Controlo de computadores e gadgets com ondas cerebrais

E se o nosso computador funcionasse de acordo com as nossas expressões faciais e com as nossas emoções?
Uma das áreas de investigação mais desafiante na área da tecnologia, é o desenvolvimento de mecanismos que permitam mais facilmente os utilizadores interagiram com computadores, gadgets ou outro tipo de equipamentos.
.
Será que no futuro, conseguiremos realizar determinadas acções pensando apenas nelas?
brainwaves_00

Já pensou em ter um sistema que fosse capaz de ler as nossas ondas cerebrais e traduzir essas informações em instruções para um computador?. Muito futurista? Parece que não!
Tan Le, presidente de uma empresa de sistemas emotivos, demonstra que a próxima geração a nível de interface máquina vs utilizador, poderá dispor de um sistema para controlo de computadores, gadgets e outro tipo de equipamento através da nossa mente. O sistema desenvolvido, denominado de EPOC, é bastante simples, funciona comunica com o computador via wireless e segundo Tan Le é um sistema barato.
Vejam o sistema emotivo que foi apresentado durante o TED tal.:


http://www.youtube.com/watch?v=fVhggGSjXVg

Pontos altos do vídeo (min)
  • ~5:55 – Utilizador puxa um objecto virtual e faz desaparecer o mesmo ( ~7:31)
  • ~8:17 – Onde podemos aplicar a tecnologia? Jogos, máquinas, cadeiras de rodas ..
Segundo Tan Le, a aplicação consegue aprender sozinha, recorrendo a mecanismos de inteligência artificial, obtendo informações do cérebro do utilizador.
Este projecto é sem dúvida fantástico. No final do vídeo reparei que é possível controlar por exemplo uma cadeira de rodas…podendo esta tecnologia ser considerada como uma ajuda técnica.
Lembram-se do projecto MagicKey, um projecto PORTUGUÊS que eu não me canso elogiar? Pois bem, actualmente já conseguem controlar uma cadeira de rodas com o olhar. Não devemos ficar admirados com o que se faz só no mundo, em Portugal há muitos bons projectos….Haja apoios!

(créditos do texto para Pedro Pinto. - Peopleware) 

Sem comentários:

Enviar um comentário