segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Controlo de computadores e gadgets com ondas cerebrais

E se o nosso computador funcionasse de acordo com as nossas expressões faciais e com as nossas emoções?
Uma das áreas de investigação mais desafiante na área da tecnologia, é o desenvolvimento de mecanismos que permitam mais facilmente os utilizadores interagiram com computadores, gadgets ou outro tipo de equipamentos.
.
Será que no futuro, conseguiremos realizar determinadas acções pensando apenas nelas?
brainwaves_00

Já pensou em ter um sistema que fosse capaz de ler as nossas ondas cerebrais e traduzir essas informações em instruções para um computador?. Muito futurista? Parece que não!
Tan Le, presidente de uma empresa de sistemas emotivos, demonstra que a próxima geração a nível de interface máquina vs utilizador, poderá dispor de um sistema para controlo de computadores, gadgets e outro tipo de equipamento através da nossa mente. O sistema desenvolvido, denominado de EPOC, é bastante simples, funciona comunica com o computador via wireless e segundo Tan Le é um sistema barato.
Vejam o sistema emotivo que foi apresentado durante o TED tal.:


http://www.youtube.com/watch?v=fVhggGSjXVg

Pontos altos do vídeo (min)
  • ~5:55 – Utilizador puxa um objecto virtual e faz desaparecer o mesmo ( ~7:31)
  • ~8:17 – Onde podemos aplicar a tecnologia? Jogos, máquinas, cadeiras de rodas ..
Segundo Tan Le, a aplicação consegue aprender sozinha, recorrendo a mecanismos de inteligência artificial, obtendo informações do cérebro do utilizador.
Este projecto é sem dúvida fantástico. No final do vídeo reparei que é possível controlar por exemplo uma cadeira de rodas…podendo esta tecnologia ser considerada como uma ajuda técnica.
Lembram-se do projecto MagicKey, um projecto PORTUGUÊS que eu não me canso elogiar? Pois bem, actualmente já conseguem controlar uma cadeira de rodas com o olhar. Não devemos ficar admirados com o que se faz só no mundo, em Portugal há muitos bons projectos….Haja apoios!

(créditos do texto para Pedro Pinto. - Peopleware) 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Scott Pilgrim vs. the World (Trailer)

 

 Um filme com o qual qualquer um com um bocadinho de nerd dentro de si irá adorar. É uma comédia que foge um pouco aos padrões e consegue piadas inteligentes, às quais o público com mais experiência em jogos de computador se irá associar com uma facilidade incrível.

Recomendado pelo nosso especialista residente em cinema :)

Marca d'Água no Windows 7 - Como Remover?





Actualizaram o vosso Windows 7 e depararam-se com estas letrinhas no canto inferior esquerdo do ecrã? Pois bem, a sua remoção é mais simples do que pode aparentar, basta fazer download de uma simples aplicação, corrê-la como administrador (clique com o botão direito e "Executar como Administrador") e carregar no botão Y quando o programa estiver a correr.


Uma resolução simples para um problema bem chatinho :)

Download da Aplicação Necessária: Aqui

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

"2 Gajos, 600 Almofadas"


 Uma verdadeira obra de arte este vídeo feito por "RhettandLink", os populares criadores de vídeos para o Youtube. A ideia do vídeo consiste em criar situações divertidas ao reproduzir o vídeo ao contrário, mas mantendo a parte vocal da música "normalmente". Confusos? Vejam o vídeo por vós mesmos.

Altamente recomendado pela equipa do Nerdy Today. :)

Apple aparenta retirar Java dos seus dispositivos

Depois do Flash, chega a vez da Apple retirar Java dos seus sistemas operativos.
A versão de Java que a Apple usa nos seus sistemas operativos é obsoleta. Isto quer dizer que a Apple tem vindo a prestar pouca atenção a esta tecnologia, indiciando um possível abandono total nas futuras versões do Mac OS X.

Esta atitude pode parecer de pouca importância, mas na verdade, Steve Jobs ao arredar o Java dos seus sistemas operativos, exclui também os programadores que desenvolvem aplicação, incluindo as que são usadas no sistemas operativo mobile da Google.
Esta exclusão deve-se ao facto de muitas ferramentas de desenvolvimento de aplicações para Android se basearem nesta tecnologia e muitos desses programadores usarem computadores Mac como ferramentas de trabalho.
Conforme podemos acompanhar na quarta feira passada, o líder da marca de Cupertino, revelou o futuro Mac OS, com o nome de código Leão, será o Mac OS X Lion. Enquanto era apresentado o novo sistema operativo, a Apple lançou uma actualização do Java para Mac OS X 10.6.
Nas notas de lançamento desta actualização foi revelado que a partir do lançamento do Java para Mac OS X 10.6 update 3, a versão do Java que é mantida pela Apple e é distribuído com o Mac OS X, será desaconselhada. Quer isto dizer que o runtime produzido pela Apple não será mantido no mesmo nível, podendo mesmo ser removido já na próxima versão.
Por sua vez, pode ser lido que o Java runtime existente no Mac OS X 10.6 Snow Leopard e Mac OS X 10.5 Leopard, continuará a ser suportado e mantido através dos ciclos de suporte normais desses produtos.
Num acção já esperada, Jobs também proibiu aplicações Java na nova Mac App Store. Nas linhas orientador para devolopers pode-se ler na regra número 2.24: “Aplicações que usem tecnologia obsoleta (ex. java, Rosetta) serão rejeitadas".
Esta atitude parecia condizente com o que a Apple tomou com o Flash, inclusive o novo Air já não traz suporte ao Flash. Foi ainda comunicado por Jobs que a Apple não irá ter a preocupação de actualizar essa tecnologia, devendo ser a Oracle a aperfeiçoar e fazer evoluir Java para Mac, é nisso que eles são bons e que se não o fizerem a Apple deixa para trás essa tecnologia.

Opera 11 Alpha traz novos argumentos (Download)

O Opera é um browser culto, evoluído e genuíno. Este browser foi pioneiro em muitas tecnologias e filosofias de navegação, hoje seguidas pelos mais populares navegadores. É uma suite de ferramentas talhadas para a Internet. Este browser permite navegar com mestria e elegância na Internet, permite gerir o mail através de um cliente de mail embutido, gerir contactos, conversar online, descarregar ficheiros da Internet com rapidez e segurança, leitura de texto, permite descarregar ficheiros torrent, agregar feeds, utilizar widgets, extensões e muito… muito mais com a opção turbo entre outras funções cloud.
Seguro, rápido… haverá um browser melhor?


Esta nova versão está claramente virada para o próximo passo. Recentemente o browser da Opera software, tem evoluído apontando baterias à inclusão para o suporte a extensões. Mais simplicidade com opções de um clique para múltiplos processos e pequenos pontos de actividade em locais desaproveitados noutros templates.  Esta optimização tem muito de aprendizagem do desenvolvimento para os dispositivos móveis.
No segmento desses dispositivos móveis, o Opera Mini (já aqui analisado no pplware), está a crescer de uma forma exponencial sendo um dos eleitos dos utilizadores. Segundo dados estatísticos, o Opera Mini é usado actualmente por 66,5 milhões de utilizadores em todo o mundo, com um crescimento na ordem dos 198% no último ano.
O que influênciou os programadores para esta versão desktop?
Provavelmente a resposta está na constante optimização de recursos, e de espaço útil de visualização de páginas. No fundo é para isso que um navegador serve, para mostrar páginas.
Nestas versão…
Tal como acontece nos restantes browsers, o Opera irá oferecer um repositório controlado e moderado, a partir do qual o utilizador irá poder descarregar e instalar as extensões. Actualmente, este local está localizado em http://addons.labs.opera.com/. Já foi enviada e disponibilizada toda a documentação para devolopers, onde abrange todos os web standards (HTML5, JavaScript, CSS, etc.).
Além desta novidade, a Opera software afirma que deve desenvolver pequenos ajustes para poder importar as extensões existentes noutros navegadores, como por exemplo no Chrome, Safari e Firefox.
Está referido o aumento da performance, um melhor desempenho face aos novos web standards, novo painel de mail, nova interface de favoritos e algumas correcções a pequenos bugs que foram sendo reportados.
Nesta fase convém lembrar que se trata de um browser em estado alpha mas é uma óptima oportunidade para o testar, tendo como meta mental um mais e melhor desempenho. Experimentem.

Download do Programa: AQUI  

(créditos do texto para Vítor M. - Peopleware)